O que é um PGRS e qual sua importância
- Bruna Heloísa da Silva
- 12 de set. de 2022
- 1 min de leitura
PGRS significa Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, é um documento que identifica os resíduos gerados em um estabelecimento e como deve ser feito seu gerenciamento. Detalhando desde o momento da geração quais são os tipos de resíduos, a quantidade média, além do passo a passo de quais as práticas ambientalmente corretas adotadas pelas empresas para a segregação, coleta, armazenamento, transporte, reciclagem, destinação e disposição final.
Obrigatoriedade
A obrigatoriedade do PGRS foi instituída através da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), lei 12.305/2010 que determina que a elaboração e a execução do PGRS são de obrigatoriedade dos geradores, sendo os responsáveis pelo adequado gerenciamento de seus resíduos.
Quem é obrigado a ter PGRS?
Geradores de resíduos dos serviços públicos de saneamento básico, exceto os resíduos sólidos urbanos domiciliares e de limpeza urbana, originários da varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana;
Geradores de resíduos industriais;
Geradores de resíduos de serviços de saúde;
Geradores de resíduos de mineração;
Geradores de resíduos perigosos;
Geradores de resíduos que não sejam equiparados aos resíduos urbanos, seja pelo volume acima do estabelecido ou pela composição.
Geradores de resíduos da construção civil;
Geradores de resíduos de serviços de transporte originários de portos, aeroportos, terminais alfandegários, rodoviários e ferroviários e passagens de fronteira;
Geradores de resíduos das atividades agropecuárias e silviculturas, frigoríficos, matadouros, abatedouros, açougues, indústria de processamento de produtos agrícolas.
Vantagens
Cumprimento da legislação
Evita multas
Evita a poluição ambiental
Melhora a gestão de resíduos e diminui custos
Influência na redução de desperdícios
Contribui com a responsabilidade socioambiental




Comentários